Centro Histórico de Cruzeta

Centro Histórico de Cruzeta
Fotografia do Centro Histórico de Cruzeta tirada em meado dos anos 1960

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CRUZETA REALIZA PROJETO CULTURAL ATRAVÉS DO PROGRAMA BNB DE CULTURA EDIÇÃO 2008



APRESENTAÇÃO

O Projeto Patrimônio, memória e educação: descobrindo nossos tesouros de Identidade visa desenvolver oficinas de educação patrimonial com alunos de instituições educativas da rede pública de ensino do município de Cruzeta/RN, realizar atividades de resgate, preservação e registro da memória histórica e cultural da comunidade, formar pesquisadores locais e identificar o patrimônio cultural tanto de natureza material e imaterial objetivando despertar na comunidade local o interesse pela preservação e volorização dos seus bens culturais.
Esta ação está sendo desenvolvida porque apostamos que o investimento em educação voltada ao reconhecimento do patrimônio cultural de uma comunidade constrói um conjunto de significados para o educando que passa a ter um entendimento pessoal do espaço onde vive (e mesmo do mundo) possibilitando a este o conhecimento de suas riquezas naturais, culturais e históricas, instigando-o a novas formas de olhar e apreciar o seu lugar.
Desse modo, as oficinas de Educação Patrimonial são extremamente importantes para que o educando possa tomar posse de sua herança cultural, pesquisar, comunicar e conhecer mais a fundo a sua história, e possam sentir-se parte dela, estabelecendo os laços de identidade e pertencimento ao espaço onde vive.

A metodologia da Educação Patrimonial

As oficinas de Educação patrimonial serão realizadas durante 05 dias com duração de 4h/dia. No ultimo encontro será realizado um city tour por algumas cidades da região do Seridó. A estratégia adotada para a realização das oficinas seguirá a metodologia elaborada pelo Guia Básico de Educação Patrimonial proposta por Horta (1999), que consiste na aplicação de 4 (quatro) etapas: observação, registro, exploração e apropriação que serão trabalhadas de forma dinâmica e lúdica visando proporcionar a seus participantes além dos conhecimentos necessários a prática do estudo e pesquisa, um momento de entretenimento educativo que resulte na consciência de valorização e preservação do patrimônio Cultural de sua comunidade.

Criação de Blog educativo
No final das oficinas serão selecionados alguns trabalhos para serem publicados num blog educativo onde a comunidade terá acesso às atividades desenvolvidas durante o projeto. O blog será utilizando como ferramenta democrática e interativa onde os interessados poderão contribuir com seus conhecimentos a cerca do local para o enriquecimento das pesquisas realizadas durante as oficinas.
Eixos temáticos das oficinas
1.  Patrimônio individual e coletivo;
2.  O patrimônio, a cultura e a Identidade cultural;
3.  Patrimônio material e imaterial;
4.  A preservação e conservação do patrimônio cultural;
5.  Educação Patrimonial;
6.  Metodologia da Educação Patrimonial: etapas, objetos e recursos.

Programação

Dia 13/09/2010 das 7h30min às 11h30min – Abertura das atividades com palestra e embasamento teórico
Dia 14/09/2010 das 7h às 11h30min – Início da aplicação da Metodologia da Educação Patrimonial e pesquisa de campo
Dia 15/09/2010 das 7h às 11h30min – Trabalho de pesquisa e registro do patrimônio cultural
Dia 16/09/2010 das 7h às 11h30min – Socialização e apresentação dos trabalhos de pesquisa
Dia 17/09/2010 das 7h às 17h – Realização do City Tour pelo Seridó e visita a lugares turísticos da região

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