Centro Histórico de Cruzeta

Centro Histórico de Cruzeta
Fotografia do Centro Histórico de Cruzeta tirada em meado dos anos 1960

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM CRUZETA/RN

Alunos do projeto de Educação Patrimonial realizado em Cruzeta/RN visitam Museu em Acari/RN

 A iniciativa de desenvolver um projeto de Educação Patrimonial voltado para estudantes de Escolas Públicas do município de Cruzeta-RN partiu da reconhecida eficácia que este método possui em promover o conhecimento e o aprendizado necessário para a compreensão e a valorização do Patrimônio cultural de grupos e comunidades, visto que muitas iniciativas realizadas pelo Brasil a fora tiveram resultados exitosos. Isto acontece por que este trabalho educacional possibilita ao educando o conhecimento de suas riquezas naturais, culturais e históricas, instigando-os a novas formas de olhar e apreciar o seu lugar, levando-os a compreender e trabalhar sua própria imagem, pois alguém que não conhece o seu lugar dificilmente poderá comunicar a importância do seu patrimônio e preservá-lo.
Programa de Educação Patrimonial em Contagem/MG é referência nacional na área

O investimento em educação voltada ao reconhecimento do patrimônio cultural de uma comunidade constrói um conjunto de significados para o estudante, que passa a ter um entendimento pessoal do espaço onde vive (e mesmo do mundo).
A preservação do Patrimônio Cultural depende principalmente do conhecimento e de uma educação voltada para a compreensão e valorização deste. A educação patrimonial que se observa no município de Cruzeta/RN ainda está muito distante de ser implementada de forma mais efetiva nas escolas, existindo apenas como atividade irrelevante e aleatória, sem a recorrência de uma metodologia mais sistemática e apropriada.
A iniciativa de projetos ou atividades educativas que visam inserir estudantes e toda comunidade no processo de resgate e valorização do Patrimônio Cultural local ainda não é suficiente diante da grande quantidade de pessoas que não possuem conhecimento algum sobre patrimônio cultural e a importância de sua preservação
Foto da ação de Educação Patrimonial realizado em Cataguases/MG
Essa realidade vem sendo lentamente revertida nos últimos anos com alguns trabalhos desempenhados na comunidade que enfocam a questão patrimonial, caso bastante específico do mapeamento cultural realizado em 2006 para o selo UNICEF que mobilizou alunos e professores de escolas municipais de rede pública de ensino e a publicação do livro “Cruzeta, uma cidade repleta de memórias e poesias” elaborado por alunos e professores da rede de ensino público estadual. Embora estes trabalhos tenham sido significativos e contribuídos para a melhoria do conhecimento e valorização da cultura local, ainda há necessidade de outras ações que vislumbrem o resgate e a preservação dos bens culturais através do registro ou do tombamento.
Projeto de Educação Patrimonial forma cidadãos em Juriti/PA
Desse modo, as oficinas de Educação Patrimonial são extremamente importantes para que os alunos possam tomar posse de sua herança cultural, pesquisar, comunicar e conhecer mais a fundo a sua história, e possam ufanar-se em fazer parte dela estabelecendo os laços de identidade e pertencimento ao lugar.
Diante disso, torna-se necessário um trabalho de Educação Patrimonial mais eficaz e sistemático que contribua para a preservação do patrimônio e da memória histórico-cultural da cidade de Cruzeta, possibilitando ao educando conhecer, apropriar-se e valorizar a cultura local, estimulando-o a desenvolver atitudes preservacionistas que não ficarão restritas ao grupo participante, mas serão repassadas para a comunidade, gerando assim, um efeito multiplicador.

Oficina de Educação Patrimonial em Cruzeta/RN
Alunos do projeto de Educação Patrimonial em Cruzeta/RN socializando os resultados dos trabalhos de campo
        Alunos do Projeto Patrimônio, memória e Educação realizado no município de Cruzeta/RN atuando em campo


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